Alerta para Atletas: A Falta de Vitamina D Aumenta Riscos de Lesões

Não é novidade que nos Estados Unidos, os esportes universitários têm grande importância. São através deles que os universitários se profissionalizam como atletas. Na principal liga de futebol americano, a NFL (National Football League), não é diferente, normalmente seus jogadores se destacam em ligas universitárias.

E o objeto de estudo dos pesquisadores foi justamente 214 jogadores que se destacaram na liga universitária de futebol americano. Esses atletas estavam aptos a ingressar na NFL no ano de 2015.

Considerando este objeto de estudo os pesquisadores queriam saber:
Há deficiência de Vitamina D nos atletas ingressantes da NFL?
Qual o impacto dessa deficiência para esses atletas?

Resultados

Os pesquisadores constaram que mais da metade dos atletas que tentaram ingressar na NFL, ou 59%, apresentaram níveis inadequados de Vitamina D e para 10% de um total de 214 jogadores foi identificado níveis deficiência da Vitamina D.

O estudo, liderado pelo Dr. Brian Rebolledo, cirurgião ortopédico do Scripps Clinic La Jolla – San Diego na Califórnia, também relatou uma associação entre: deficiência de vitamina D e aumento da taxa de lesão muscular.

Os resultados ainda revelaram que 86% dos jogadores que foram afastados das competições por causa de lesões musculares apresentaram níveis inadequados de tal vitamina.

As lesões musculares estavam presentes em 50% dos atletas que tinham menores níveis de vitamina D. Jogadores com taxas de lesões mais frequentes também apresentaram níveis significativamente mais baixos dessa vitamina em comparação com outros jogadores que não se lesionaram.

Os grupos de vitamina D: deficiência, inadequado, adequado – não mostraram diferenças em: idades e índice de massa corporal.

A importância da Vitamina D

Desempenha vários papéis no corpo, incluindo a manutenção de níveis saudáveis de cálcio e saúde óssea.

Seu papel nos esportes profissionais tem sido investigado por médicos e nutricionistas esportivos, que acreditam que o desempenho máximo em atletas só pode ser alcançado quando os níveis são de 30 a 50 ng/mL.

Como obter a Vitamina D : Sol, Alimentos e Suplementação

Também conhecida como vitamina do sol, é produzida por nosso próprio organismo através da:

– exposição solar, ou através da ingestão de alimentos ou suplementos ricos em vitamina D. Dentre os alimentos destaca-se o ovo, peixes de água fria, derivados de leite, dentre outros.

Engana-se quem pensa que por estarmos em um país tropical nossas taxas de vitaminas estão ideais. Pesquisas mostram que os brasileiros também possuem deficiência da Vitamina D.

Você encontra nossa opção de suplementação de Vitamina D na loja virtual da Farmácia Sempre Viva, clicando aqui!

A Vitamina D tem sido considerada por muitos médicos como um verdadeiro hormônio, já que regula uma série de processos biológicos em nosso corpo.

Fonte:

Arthroscopy: The Journal of Arthroscopic & Related Surgery​
Published online ahead of print: doi.org/10.1016/j.arthro.2017.10.005​​
“The Association of Vitamin D Status in Lower Extremity Muscle Strains and Core Muscle Injuries at the National Football League Combine.”​
Authors: Brian Rebolledo et al.

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por cosméticos e tudo relacionado à beleza, saúde e atividade física foco da minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês.

Vivian Costa
Vivian Costa
Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por cosméticos e tudo relacionado à beleza, saúde e atividade física foco da minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês.